fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

7 dicas para o Home Office ser mais produtivo

home office

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas no país e no mundo adotaram o home office para evitar a contaminação dos seus colaboradores e estimular o isolamento social. A prática segue mantida em muitos locais, inclusive em cidades que já estão flexibilizando a reabertura dos comércios.

Durante esse processo, uma novidade para muitos, alguns desafios surgiram. Afinal, dá para se manter produtivo trabalhando em casa? Como alinhar tarefas? Quais ferramentas são mais eficientes para o home office?

Dicas para ser mais produtivo no Home Office

1 – Crie um “escritório” em casa

Trabalhar em casa é sinônimo de ficar na cama o dia todo, com o notebook no colo? É hora de rever isso! O conforto pode ser um vilão no home office!

O ideal é estabelecer uma rotina, com um ambiente próprio para o trabalho, tranquilo e com as ferramentas que você precisa para cumprir o expediente. Ter um lugar fixo para trabalhar é mais eficiente para evitar distrações.

A mesa deve ter a altura correta para evitar problemas de posturas, assim como a cadeira. Mantenha a iluminação adequada e faça pausas para alongamentos.

2 – Pijama, não!

Assim como trabalhar na cama não é uma boa ideia, ficar de pijama também pode colocar a produtividade em risco. Durante o expediente, use roupas que você vestiria no trabalho. É uma forma de “avisar” o seu cérebro que o momento é profissional.

A dica também vale para os cuidados pessoais básicos. Escove os dentes e mantenha o cabelo arrumado. Afinal, nunca se sabe quando você pode ser convocado para um reunião por videoconferência.

3 – Respeite o horário do expediente

Trabalhar em casa e se perder nos horários acontece muito com você? Saiba que esse é um passo perigoso para procrastinar e não cumprir tarefas.

O ideal é que o horário de trabalho seja cumprido à risca, com respeito à pausa para o almoço, por exemplo. É fundamental respeitar o seu corpo para ser mais produtivo.

4 – Faça pequenas pausas durante o expediente

Continuando o tópico acima, pausas são importantes para esticar as pernas, fazer alongamentos e desfrutar daquele cafezinho para despertar. Tudo bem fazer isso, desde que não seja algo que tire você do foco. O ideal é ser algo em torno de 10 minutos, como você faria no escritório.

5 – Faça reuniões com a equipe

Uma das queixas mais comuns das empresas durante o home office é o distanciamento da equipe, que pode resultar em falhas por conta da falta de comunicação. Mas trabalhar em casa não é desculpa para isso.

É possível criar uma rotina de reuniões semanais com a equipe e alinhar as tarefas em grupo, em aplicativos que possibilitem conversas entre os membros da equipe. O Google disponibiliza o Hangouts meet e chat para isso, sendo apenas um exemplo das inúmeras opções de tecnologia disponíveis para isso.

O contato frequente entre as equipe facilita a resolução de dúvidas, controle sobre entregas e demandas além de favorecer o feedback.

6 – Mantenha uma agenda on-line

Dependendo de como era o controle de tarefas no seu trabalho, o home office exige ainda mais organização. Por isso, ter uma agenda on-line compartilhada é interessante, especialmente com ferramentas que permitem mensurar o tempo de produção.

Fazer isso em grupo é importante para alinhar a produtividade de cada membro da equipe e saber em qual tarefa cada um está trabalhando.

7 – Não exija tanto de si mesmo

É normal não se sentir muito produtivo em alguns dias. Afinal, o momento é desafiador e a quarentena pode deixar a todos mais ansiosos e preocupados que o normal. Tudo bem não se sentir bem o tempo todo!

Mas não deixe os sentimentos de dias assim dominarem toda a sua rotina. Comece cada dia do 0 e confie no seu potencial!

Gostou das dicas? Esperamos que você as coloque em prática.


Aproveite e visite nossas redes sociais: Facebook | Instagram


Intervel Cubatão – Internet rápida para todos os momentos!