Com certeza você já ouviu falar na Alexa, tecnologia lançada há alguns anos pela Amazon e que faz cada vez mais sucesso no Brasil atualmente.
Conhecida pela capacidade interessante de responder perguntas de forma curiosa, a assistente virtual vai muito além disso. Com a Alexa é possível automatizar a sua casa e realizar diversas funções, como apagar luzes e ajustar a temperatura do ar condicionado apenas com a sua voz.
Quais são as funções da Alexa?
Como uma assistente virtual, a Alexa funciona com inteligência artificial (AI) e “machine learning”: a máquina aprende a fazer coisas novas a partir de comandos de voz. Assim, ela consegue conversar e interagir com o usuário por meio de respostas cada vez mais personalizadas.
Além disso, a Alexa também pode fazer pesquisas na internet e se conectar com outros aplicativos e dispositivos compatíveis com o sistema, para controlar diversas funções da casa.
Entre as principais, podemos citar: fazer chamadas telefônicas, acender e apagar as luzes, controlar o ar-condicionado, tocar músicas e podcasts, ler notícias do dia, apresentar a previsão do tempo, definir alarmes e timer, controlar a Smart TV e aparelhos como forno, micro-ondas, geladeira, eletrodomésticos e armários automatizados.
Outra funcionalidade que é popular entre os usuários é a compatibilidade com aplicativos populares, como o Spotify, Uber, Netflix e até Ifood, o que possibilita fazer compras on-line com a Alexa.
Como usar a Alexa?
A Alexa começa a funcionar quando o usuário usa uma das palavras de comando, que podem ser Alexa, Amazon ou Echo. Quando uma dessas palavras é dita, o sistema passa a entender a solicitação e grava o pedido que o usuário faz a seguir. Os servidores da Amazon retornam com a resposta ou ação segundos depois.
Atualmente existem três versões de smart speakers da Alexa no Brasil: Echo Dot, Echo Studio e Echo Show. Todos estão disponíveis em diversas gerações diferentes para Android e iPhone.