fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

Como melhorar sinal do wi-fi? Veja 5 dicas!

Como melhorar sinal do wi-fi

Com a popularização da internet e dos smartphones nos lares brasileiros, o Wi-Fi já é um dos meios de comunicação mais utilizados. Mas é comum ouvir reclamações sobre a conexão e buscas de como melhorar sinal do wi-fi.

Há algumas formas para melhorar a cobertura da rede doméstica e tornar o sinal do wi-fi mais potente e estável. Veja 5 dicas que preparamos!

 

Dicas para melhorar sinal do wi-fi em casa:

1 – Atualize os equipamentos

Como a maioria das tecnologias e equipamentos eletrônicos, o roteador precisa estar atualizado para manter a velocidade e a confiabilidade na transmissão de dados. Atualmente existem vários padrões IEEE 802.11 para redes sem fio atualmente, como A, B, G, N e AC.

O padrão B transfere os dados com até 11 Mbps de velocidade, os padrões A e G transmitem informações em até 54 Mbps. Já o formato N consegue enviar e receber dados em até 600 Mbps, enquanto o AC chegaria ao 1 Gbps.

Para um sinal de wi-fi mais rápido, o roteador deve ser capaz de transmitir no padrão AC e ter uma placa de rede compatível com o formato. As placas mais antigas podem ser substituídas, enquanto os roteadores devem ser trocados por modelos mais novos.

2 – Reveja o lugar onde fica o roteador

Com certeza você já ouviu falar que a posição do roteador interfere na qualidade do sinal. A primeira dica é não o esconder atrás de nenhum móvel ou objetivo. Ele deve ficar em um local alto e completamente livre de obstáculos.

Também é importante analisar em qual cômodo ele vai ficar. O ideal é que seja um local central com as antenas apontadas para cima, assim você garante a melhor cobertura.

3 – Cuidado com aparelhos que causam interferência

Para manter um bom sinal do wi-fi também é preciso verificar se há outros equipamentos que possam causar interferência. Telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais responsáveis por isso, assim como a proximidade com banheiros.

Para evitar as interferências, prefira aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes ou posicione os aparelhos longe um do outro.

4 – Aumente a segurança de sua rede

Mesmo que você confie na sua senha, o seu sinal pode estar sendo “roubado” por algum vizinho, o que contribui para mais lentidão. Para evitar isso, o melhor é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA.

Na hora de escolher a senha, misture letras e números e mude a sequência com frequência. Evite também nomear o seu sinal, para evitar ser uma isca fácil para os “ladrões de sinal”.

5 – Reinicie o roteador esporadicamente

Muitas pessoas não sabem, mas o roteador pode travar por causa do aquecimento. Por isso, é sempre uma boa ideia desligar e ligar o aparelho de tempos em tempos.

E você? Já tentou algumas destas dicas na sua casa? Conte para nós a sua experiência!

 


Leia também:

Internet Wi-fi

Como o wi-fi funciona? Explicamos aqui!