fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

Como o wi-fi funciona? Explicamos aqui!

Internet Wi-fi

Nunca foi tão simples acessar a Internet como é atualmente. Com um smartphone na mão e uma localização que permita o acesso a uma rede wi-fi, você já está conectado e pode desbravar o vasto mundo on-line.

Mas você já pensou em como o wi-fi funciona? Preparamos um artigo para mostrar o poder da tecnologia.

Origem do Wi-fi e definição

Na teoria, Wi-Fi significa “Wireless Fidelity”, nome que faz alusão à expressão “Hi-Fi” (High Fidelity), popularizado pela indústria fonográfica nos anos 50. O termo foi registrado pela Wi-Fi Alliance, mas sua popularidade o faz nomear qualquer tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network).

Veja como o wi-fi funciona!

Para facilitar o entendimento de como o wi-fi funciona, vamos utilizar uma metáfora de um dia na praia. Imagine que você está observando as ondas e fosse possível cronometrar a quantidade que “quebram” na areia em 1 segundo. É aí que encontramos o conceito de Hertz.

Neste caso, 1 Hz significa que 1 onda quebra na praia por segundo, enquanto 10 Hz diz que 10 ondas se quebram em 1 segundo, e assim por diante.

Quando falamos de wi-fi, os valores de Hertz são na ordem de bilhões, sendo que atualmente se usa em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira tem alcance maior, sendo uma conexão mais lenta. Já a segunda é mais rápida, mas tem um alcance reduzido.

Internet com wi-fi

Entenda como é feita a transmissão

Com isso entendido, também é preciso compreender que tudo o que fazemos em computadores e smartphones pode ser traduzido como um quebra-cabeças em pedaços muito pequenos. Esses pedacinhos foram um código, que é transmitido como uma frequência de ondas de rádio.

A transferência é rápida e eficiente, sendo que quando uma pessoa tenta interagir com a nossa mensagem, a informação é “remontada” e surge na forma como a enviamos. Apesar de ser um processo minucioso de tecnologia avançada, nem percebemos pois a transmissão é instantânea.

É o mesmo processo que acontece com a televisão e o rádio, sendo que com a Internet essas ondas são transmitidas por meio de um adaptador conhecido como “roteador”. Ele recebe os sinais, decodifica e emite a partir de uma antena. O sinal pode chegar via cabo, linha telefônica ou ondas de rádio.

Assim fica fácil entender como a tecnologia funciona, não é mesmo? Tem outras dúvidas sobre o mundo digital? Deixe seu comentário!


Aproveite e leia também Fibra óptica: O que é e como funciona a tecnologia?

Fibra Óptica em Cubatão