As compras online são uma realidade cada vez mais frequente na vida dos brasileiros. Com a pandemia, essa opção virou uma necessidade já que o distanciamento social trouxe uma nova perspectiva de consumo.
Uma das principais vantagens das compras online é a possibilidade de encontrar tudo e receber em casa sem dor de cabeça. Roupas, sapatos, eletrônicos, passagens aéreas… tudo o que podemos precisar após poucos clientes, em qualquer hora do dia ou da noite.
Até compras de supermercado e farmácia fazem parte do hall de facilidades das compras online. Ficou mais fácil pesquisar preços e encontrar qualquer coisa em emergências. Mas e os riscos? Como identificá-los e se proteger deles?
Dá para se proteger dos riscos das compras online?
Apesar das facilidades das compras online, os riscos também existem. E não são poucos. Não faltam fraudes e golpes cibernéticos para roubar quem usar a Internet.
O primeiro passo para se proteger é aprender a identificar os ambientes seguros para realizar as compras. Toda loja online tem um endereço comercial, um número de telefone e o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Se achar necessário, o cliente também pode solicitar essas informações da empresa ligando para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Como saber se o site é seguro?
Para fazer as compras online e evitar cair em golpes, o cliente também deve se certificar que o site possui os dados blindados. Dá para comprovar isso observando se aparece o símbolo de um cadeado no canto direito superior da janela do navegador. Esse é um indício que os hackers podem encontrar dificuldade para acessar as informações deste site.
Também busque as certificações da loja. Empresas que se preocupam com a segurança dos clientes têm selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados dos clientes. Além disso, o endereço do site deve começar com “https” e não “http”.
Veja as reclamações recebidas pela loja virtual
Uma dica que pode fazer toda a diferença é verificar se a loja que você deseja fazer compras online possui muitas reclamações. Um dos sites mais recomendados para isso é o “Reclame Aqui”, mas é possível também fazer essa pesquisa direto no Procon ou outros órgãos de defesa do consumidor.
Veja outras dicas para se proteger dos riscos das compras online:
– Fique atento se a loja envia comprovante de pedido ou de pagamento por e-mail. Se não o receber, exija;
– Desconfie de preços muito baixos, situação que pode indicar fraude da loja;
– Não faça compras online em computadores públicos ou de pessoas que não são da sua confiança. O ideal é sempre fazer isso em máquinas que são da sua posse;
– Busque recomendações de outros compradores nas redes sociais, através de comentários e da busca por hashtags.
E agora? Se sente mais seguro para fazer as suas compras online?