fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

Fibra óptica: 7 motivos para apostar na tecnologia

Fibra Óptica

Não importa para o que você utiliza a Internet, um ponto é certo: a qualidade e velocidade são aspectos fundamentais para uma experiência favorável! Diante desse cenário, a fibra óptica surge como uma solução transformadora.

Mas não é todo mundo que entende como essa rede funciona! Por isso, desenvolvemos um guia para que você não tenha mais dúvidas e possa aproveitar os benefícios dessa tecnologia!

Crescimento da fibra óptica

Para começar, você precisa conhecer o quanto a fibra óptica cresce no Brasil se comparada com as transmissões por redes 3G, cabo, rádio ou antenas!

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Internet (ABRANET), em 2018, destacou que os usuários dessa tecnologia, em território nacional, eram 3,2 milhões. E uma perspectiva da Teleco, para 2021, é de que se torne a solução mais utilizada no país!

Mas se você ainda não conseguiu entender o porquê de tanto sucesso, nós explicamos. A qualidade do sinal oferecido é um dos diferenciais! Isso porque a transmissão de informações é realizada por luz, a partir da conversão de energia luminosa em sonora e/ou elétrica.

Para ficar mais claro, separamos algumas vantagens de abandonar a rede atual e assinar esse serviço em potencial!

Quais as vantagens da fibra óptica?

O intenso crescimento da fibra óptica está diretamente ligado, como mencionado anteriormente, à velocidade proporcionada em comparação aos serviços concorrentes. Mas se apenas isso ainda não é o suficiente para te convencer, não se preocupe!

Existem mais vantagens tão importantes quanto e que transformarão a sua experiência com a Internet! Preste atenção aos detalhes abaixo e descubra outros benefícios.

Segurança para o usuário

A única forma de conseguir fazer um ataque hacker, com a fibra óptica, é cortando os cabos, o que torna necessário que se esteja presente fisicamente no local para concretizá-lo!

Então, um dos maiores problemas do mundo digital, na atualidade, não fará parte do seu dia a dia. Assim, evitará que precise se preocupar com perdas de informações pessoais e/ou dinheiro!

Facilidade de instalação

Os cabos de fibra óptica possuem diâmetros menores e são mais flexíveis. Por isso, resultam em uma instalação que exige menos material e é mais rápida. Você pode economizar de 70% a 80% com os custos de manutenção dessa tecnologia!

E no caso dos fios de cobre, os condutores precisam ter diâmetros maiores, além de serem materiais mais rígidos e espessos. Ou seja, aumenta o investimento necessário.

Outro ponto de diferencial é que, dependendo do local da instalação, o visual da residência é impactado, o que não acontece com a fibra óptica!

Fibra óptica tem maior capacidade de transmissão de dados

A velocidade das conexões com fios de cobre podem chegar, na melhor das hipóteses, em 240 Mb/s, enquanto a fibra óptica apresenta o limite de 1,6 Tb/s. Surpreendentemente maior, concorda?

A estabilidade da Internet de fibra é mais um dos benefícios, já que a velocidade se adapta ao aumento do consumo. Com isso, atende à necessidade de todas as pessoas que estão utilizando e não sobrecarrega a rede!

Para as casas automatizadas, contar com essa tecnologia é ter a garantia de que todos os recursos funcionarão plenamente. Afinal, essa experiência residencial em sua totalidade depende da qualidade do sinal.

Menor latência

Você já tentou assistir a um filme ou ouvir música em uma plataforma de streaming e teve dificuldades no recebimento das informações por causa da Internet?

Os pacotes de dados enfrentam problemas para serem transmitidos de uma rede a outra quando o sinal sofre com latência. Por isso, são sentidos atrasos de upload e download.

Contar com a fibra óptica é não precisar desistir de ver um filme por perder partes da história. E nem mudar para a rádio por não conseguir escutar a playlist preferida!

Zero interferências eletromagnéticas

Certos tipos de Internet, como as que utilizam fios de cobre e rádio, sofrem com interferências eletromagnéticas. Então, por mais que a franquia tenha uma alta velocidade, fatores externos podem interferir na sua experiência e fazer com que fique sem conexão.

No caso da fibra óptica, como os dados são transmitidos por luz, sem depender da eficiência elétrica das correntes de cobre, ventos, raios, chuvas e outros elementos não mudam a qualidade do sinal!

Menor degradação do sinal

Se você tem Internet de fios de cobre, já deve ter percebido que a qualidade do sinal piora a cada vez que se afasta do modem. E a explicação para isso é a degradação sofrida pelas ondas de rede.

No entanto, a transmissão do sinal na fibra óptica supera os mais diversos obstáculos criados por paredes e objetos, proporcionando um alcance maior e chegando a diferentes regiões da sua casa!

Mais espaço do armazenador

Seja para quem está dentro de casa e utiliza muito a franquia diariamente ou para empresas com tamanho limitado de servidor, a fibra óptica é uma excelente opção também por outro motivo!

Devido aos mecanismos de transmissão de dados, à velocidade e à qualidade do material, essa tecnologia consome muito menos espaço no armazenamento. Então, é a solução ideal não só para os casos citados acima, mas, inclusive, para muitos outros!

Ler esse artigo te ajudou a entender sobre fibra óptica? Você já utiliza essa tecnologia e quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário e conte conosco para esclarecer outras possíveis dúvidas. É só chamar no WhatsApp (13)2191-1212.


Leia também:

Internet Wi-fi

Como o wi-fi funciona? Explicamos aqui!