fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

Fibra óptica: O que é e como funciona a tecnologia?

Fibra Óptica em Cubatão

Quando você pensa em internet, a fibra óptica se destaca como a opção mais moderna e com melhor custo-benefício, não é mesmo? Mas você sabe o que a palavra significa e quais são as características que a tornam tão única?

O que é fibra óptica?

É um filamento fino e flexível. Pode ser feita de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico, que seja um material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica. Sua estrutura é simples, sendo composta por três partes: capa protetora, interface e núcleo.

Além das telecomunicações, vem sendo utilizada também em exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas na visão.

Como funciona?

O funcionamento da fibra óptica não é como dos cabos convencionais. O sinal é transformado em luz, através de conversores integrados aos transmissores, por laser e por LED (monomodo e multimodo).

Entenda os tipos de fibra óptica

Monomodo

No monomodo, a propagação de luz (quase sempre, por laser) é feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. Nesse caso, a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz laser emitida, com isso a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN) é facilitada.

Multimodo

Já na multimodo, é possível a emissão de vários sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs). É o tipo de fibra óptica mais recomendado para transmissões de curtas distâncias, pois garante apenas 300 metros de transmissões sem perdas. É o ideal para redes domésticas.

Quais as vantagens da Internet via fibra óptica?

Entenda mais porque a fibra ótica é uma ótima opção para pessoas que buscam uma conexão de qualidade. Selecionamos as principais vantagens:

Velocidade da rede

Com a internet fibra óptica, a velocidade tende a ser melhor, quando comparada com outros tipos de conexão, devido a sua tecnologia.

Estabilidade do sinal

O sinal também é mais estável e sem oscilações, oferecendo uma melhor qualidade de navegação.

Alcance da rede

A área de cobertura é outro benefício da internet via fibra óptica. A ampla distância percorrida do sinal de transmissão dificilmente é afetado.

Segurança dos dados

A fibra óptica é uma tecnologia bastante atrativa para pessoas e empresas também por causa da segurança que oferece quanto aos dados durante a transmissão.

Facilidade de instalação

Como é uma estrutura mais moderna e fácil de administrar, sua instalação tende a ser mais fácil do que os cabos convencionais.

Durabilidade da rede

A durabilidade é outra vantagem da fibra óptica. Sua estrutura tende a sofrer menos deterioração ao longo do tempo, especialmente por conta da resistência ao ambiente.

Custo-benefício

O valor de investimento tende a ser o mesmo ou um pouco maior que o dos planos oferecidos atualmente no mercado. Mas com a velocidade e durabilidade, o custo-benefício é maior.

Agora que você conhece os benefícios, nos diga: o que falta para adotar a tecnologia na sua casa e/ou empresa? Entre em contato pelo WhatsApp (13)2191-1212


Aproveite e leia também Você sabe escolher o plano de internet certo? Dicas infalíveis!

plano de internet barato em cubatão