Há muitos motivos pelos quais sua conexão com a Internet pode parecer lenta. Pode haver um problema no modem ou no roteador, no sinal Wi-Fi, na intensidade do sinal na linha de cabo, nos dispositivos da rede que saturam a largura de banda ou mesmo em um servidor DNS lento. Essas etapas de solução de problemas ajudarão você a identificar a causa.
Limite o problema com vários sites e dispositivos
Se o seu teste de velocidade confirmar que a Internet está lenta, tente conectar-se a vários sites e usar vários dispositivos em sua casa, se a conexão com a Internet estiver lenta. Se a lentidão é apenas com um site, provavelmente é o problema desse site – não da sua internet. Não há realmente nada que você possa fazer sobre isso, exceto esperar pelas pessoas encarregadas do site para corrigi-lo.
Estreitar onde está o problema o ajudará a corrigi-lo. A lentidão acontece apenas em um computador ou em todos os seus dispositivos? Se for apenas um computador, você sabe que a solução provavelmente está lá. Pode ser necessário reiniciar o computador ou executar uma verificação de malware com o antivírus preferido para verificar se está tudo bem. Se a lentidão ocorrer em vários dispositivos – vários computadores, por exemplo, ou seu computador e seu telefone -, é quase certamente um problema de rede, e você precisará acessar o roteador.
Verifique sua velocidade e compare-a com seu plano
Antes de passar por várias soluções de problemas do seu lado, vale a pena executar um teste de velocidade usando um site como o Speedtest.net para ver o desempenho real. Não deixe de interromper downloads, uploads, streaming da Netflix ou outras atividades pesadas da Internet antes de executar o teste para garantir a menor interferência possível nos resultados.
Compare os resultados da velocidade medida com a velocidade esperada da conexão à Internet pela qual você está pagando. Se você não souber, há uma boa chance de encontrá-lo na fatura da sua conexão com a Internet ou no site do provedor de serviços de Internet.
Existem algumas advertências aqui. Às vezes, os testes de velocidade podem parecer bastante altos, pois alguns provedores de serviços da Internet podem priorizá-los e podem ter servidores muito próximos a você. Se a velocidade da sua conexão parecer um pouco baixa, isso pode ser normal – geralmente você paga “até” uma certa velocidade e nem sempre obtém a velocidade exata pela qual paga . As velocidades também podem ser mais lentas nos horários mais movimentados do dia, quando todos na sua vizinhança estão usando a conexão à Internet, do que nas horas de folga quando muitas pessoas estão dormindo ou no trabalho.
Obviamente, também pode ser que você pague por um plano de Internet muito lento – nesse caso, você precisará ligar para o seu provedor de Internet e pagar mais para atualizar seu serviço!
No entanto, se você está pagando por uma determinada velocidade de conexão e recebe consistentemente resultados de testes de velocidade bem abaixo disso, é hora de seguir para as etapas de solução de problemas abaixo.
Reinicie seu modem e roteador
Como computadores, modems e roteadores às vezes ficam presos em um estado ruim, lento e sobrecarregado. Esse problema pode ser corrigido com uma reinicialização. Se você não reinicia o roteador e o modem há algum tempo, deve fazê-lo agora.
Se você possui uma unidade de modem / roteador combinada, pode ter apenas um dispositivo para reiniciar. Mas há uma boa chance de você precisar reiniciar duas peças de hardware: o roteador e o modem. O roteador se conecta ao modem, que está conectado ao cabo que sai da parede. Para reiniciá-los, desconecte cada um de suas respectivas tomadas por dez segundos antes de conectá-los novamente. Pode demorar alguns minutos para o seu modem se reconectar ao seu provedor de serviços de Internet e colocar sua conexão com a Internet on-line, então seja paciente. Verifique se a sua velocidade melhora após as reinicializações.
Melhore o seu sinal Wi-Fi
É possível que sua internet esteja boa, mas seu Wi-Fi, que conecta você à internet, está com problemas de sinal. Uma conexão Wi-Fi ruim pode parecer um problema de conexão com a Internet, especialmente porque pode afetar todos os dispositivos em sua casa. Existem algumas razões pelas quais você pode ter um sinal Wi-Fi ruim. As ondas de rádio podem estar congestionadas com muitos dispositivos por perto, especialmente se você estiver usando 2,4 GHz e não 5 GHz , o que pode suportar muito mais dispositivos. Esse é um problema particularmente comum em áreas urbanas mais densas – por exemplo, se você mora em um complexo de apartamentos com vizinhos que possuem vários roteadores sem fio e outros dispositivos.
Você também pode ter apenas uma zona morta, algo que interfira no seu sinal Wi-Fi ou baixa qualidade em toda a sua casa.
Verificar divisores coaxiais
Se você possui Internet a cabo e possui divisores de cabo coaxial na linha que vai para o modem a cabo, isso pode estar prejudicando a intensidade do sinal e levando a uma conexão mais lenta à Internet. Os divisores variam em qualidade, e um ruim e barato pode diminuir a intensidade do sinal muito mais do que um de qualidade superior. Um grande número de divisores também pode causar um problema.
Se você possui divisores na linha de cabos, tente desconectá-los para solucionar problemas de sua conexão com a Internet . Veja o desempenho da sua conexão com a Internet sem divisores de linha. Se você tem uma velocidade de conexão à Internet muito mais rápida, encontrou seu problema.
Tente outro servidor DNS
Em alguns casos, a troca de servidores DNS pode ajudar a acelerar sua velocidade aparente de conexão se os servidores DNS padrão do provedor de serviços da Internet estiverem lentos.
Veja como o DNS funciona : Quando você se conecta a um site como o google.com, o computador entra em contato com os servidores DNS e pergunta: “Qual endereço IP numérico está associado ao google.com?” Ele recebe uma resposta e se conecta a esse endereço IP, que pode ser algo como 216.58.193.78 e, em seguida, se conecta a esse endereço.
Normalmente, seus servidores DNS são fornecidos pelo seu provedor de serviços de Internet. Mas, se estiverem lentos ou sobrecarregados, você poderá obter uma velocidade melhor mudando para outro conjunto de servidores DNS. O DNS público do Google e o OpenDNS são bastante populares.
Ligue para o seu provedor e relate o problema
Se você executou todas essas etapas de solução de problemas e não consegue resolver o problema, há uma boa chance de que não seja um problema que possa ser corrigido. Pode ser o problema do seu provedor de serviços de Internet. Por exemplo, pode haver um problema com a linha de cabos que vai da sua casa ao seu ISP ou com algum outro equipamento que eles possuem. Nesse caso, você deve ligar para o seu provedor de serviços de Internet e relatar o problema.
Você está pagando ao seu provedor de serviços de Internet para fornecer uma conexão estável, e o trabalho deles é resolver todos os problemas. Certifique-se de que o problema é realmente deles, e não um problema do seu lado, como problemas de sinal Wi-Fi.
Pare de saturar sua conexão
Sua conexão com a Internet é compartilhada por todos os dispositivos em sua casa; portanto, outros dispositivos em sua rede podem saturar sua conexão com a Internet, tornando as coisas mais lentas para todos os outros.
Por exemplo, se duas pessoas estiverem transmitindo o Netflix e uma pessoa estiver tentando baixar um arquivo, a experiência de todos diminuirá. Interrompa (ou diminua a velocidade) alguns desses outros downloads para acelerar as coisas.
Se esse for um problema particularmente frequente, talvez você precise atualizar o seu pacote da Internet. No entanto, você também pode ver se o seu roteador possui um recurso de Qualidade de Serviço (QoS) , que permitirá ao seu roteador gerenciar e atribuir automaticamente a quantidade de largura de banda que diferentes dispositivos e serviços recebem. Por exemplo, ele pode acelerar automaticamente a banda larga para evitar a lentidão dos fluxos do Netflix.
Descubra qual é o plano ideal para sua casa
Conforme pode perceber no decorrer do texto, além de procurar entender as causas da lentidão da sua conexão, descobrir se o plano contratado é o ideal para sua rotina e hábitos familiares, poderá evitar muitas falhas ao longo do tempo.
Ainda mais nos tempos de hoje, em que o trabalho remoto tornou-se mais comum. Pensando nisso, separamos um quiz onde você poderá descobrir qual é o plano de internet ideal para sua casa! Clique no link e descubra: http://conteudo.intervelfibra.com.br/descubra-seu-plano
Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre os planos da Intervel! WhatsApp: (13) 2191-1212