fbpx

SÃO PAULO E OUTRAS REGIÕES:

Intervel Logotipo

Videoconferência: Conheça os melhores programas e como escolher

Videoconferência

A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo de uma forma intensa e, em alguns casos, permanente. Um dos efeitos mais vistos foi a comunicação, que teve que se reinventar às pressas e encontrou na videoconferência uma importante aliada.

Fundamental para manter as relações pessoais e, principalmente, comerciais em funcionamento, a videoconferência tem como principal objetivo o alinhamento de uma equipe em relação a um assunto e/ou projeto comum.

Além disso, as reuniões on-line trouxeram um novo olhar para a gestão de negócios, onde foram percebidos os diversos benefícios da velocidade da comunicação, o aumento da produtividade e a diminuição dos custos.

Por isso, é preciso encontrar o programa ideal para que o objetivo do negócio seja alcançado e que os gestores consigam manter os colaboradores focados nesta missão.

videoconferência

Veja quais são os principais programas de videoconferência

Para te ajudar a escolher o melhor programa de videoconferência, selecionamos os mais populares que foram fundamentais para que o home office se tornasse um modelo atrativo de trabalho durante a pandemia.

skype

Skype

Um dos mais conhecidos neste mercado, o Skype já era bastante popular nas empresas antes da necessidade urgente de se organizar reuniões por vídeo. Apesar de ser um veterano, ele ainda atende bem às expectativas em sua versão gratuita, com a qual é possível reunir até 20 pessoas ao mesmo tempo.

Entre outros recursos, o tradutor em tempo real é um atrativo bem-vindo para quem precisa conversar com pessoas de outras nacionalidades. Possui compatibilidade com diversas plataformas, como Windows, Mac, Linux, Android, iOS, Windows Phone, Kindle Fire e PlayStation Vita.

Hangouts Meet

Hangouts Meet

O Hangouts Meet foi desenvolvido pelo Google e está disponível para qualquer pessoa que tenha um Gmail. Sua plataforma de videoconferência possibilita a realização de reuniões com até 150 pessoas.

A tecnologia também conta com chat integrado, o que aumenta o leque de opções para se comunicar. Outra funcionalidade importante é a transferência de arquivos, que podem ser de vídeo, fotos, texto ou áudio.

slack

Slack

Antes mesmo da pandemia, muitas empresas adotaram o Slack como uma ferramenta de intranet para possibilitar uma gestão mais produtiva e com comunicação eficiente.

O programa tem ótimas ferramentas, como a possibilidade de criar grupos por setor, compartilhamento de arquivos direto do Dropbox e Google Drive, além de integração com outros serviços, como o popular Trello.

Apesar de possuir uma versão gratuita bastante limitada, os planos têm um preço ótimo, iniciando em US$ 4 ao mês.

zoom

Zoom

O Zoom foi um dos programas de videoconferência mais citados durante a pandemia. Ele foi especialmente desenvolvimento para webinars, cursos online e até apresentações de grupo.

É o que suporta maior número de participantes: até 1.000 pessoas podem estar no mesmo vídeo, com a possibilidade de apresentações para até 10.000 espectadores ao mesmo tempo.

Além disso, uma das suas principais vantagens é a possibilidade de gravar as transmissões, o que é um atrativo para quem tem aulas pela plataforma.

join.me

Join.me

Para quem busca mais informalidade, o Join.me é a escolha certa! Muito prático de usar, ele se distancia um pouco da formalidade do Zoom e do Hangouts, mas é excelente na funcionalidade de áudio e vídeo.

Não é preciso criar login e nem fazer cadastro para realizar uma videoconferência. Basta compartilhar o link e em poucos cliques, todos estão reunidos para a reunião.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também 7 dicas para o Home Office ser mais produtivo.